_A Praia
O trabalho parte da proposta de uma intervenção urbana no Parque Municipal Ary Barroso no bairro da Penha, Rio de Janeiro.
O parque possui, em seu ponto mais alto, um reservatório de água, destacando uma função de abastecimento e armazenamento hídrico do parque. O bairro da Penha é cortado por diversas vias rodoviárias e ferroviárias, tendo sido reconhecido como uma região industrial na década de 70. No entanto, as constantes transformações urbanas foram, aos poucos, desconstruindo uma relação muito importante existente antes do período de industrialização da cidade: a relação com o mar.
Assim como outros bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, o bairro da Penha foi separado da Baía da Guanabara, principalmente, pela construção da Avenida Brasil. A Zona Norte é uma região que, em comparação às zonas mais abastadas da cidade, possui uma deficiência em oferta de espaços públicos de lazer e educação, além de sofrer com a ineficiência de infraestruturas urbanas básicas como abastecimento hídrico. Portanto, A Praia, tem como principal objetivo potencializar o Parque Ary Barroso como dispositivo de infraestrutura hídrica e oferta de espaço de lazer, proporcionando, também, um reencontro com a Baía da Guanabara a partir de um aqueduto.
Penha, Rio de Janeiro. RJ - Brasil
Programa_Projeto Urbano
não construído
Colaboradores: Caroline Pereira e Vivian Cabral
2018










